segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fanzine 3 jornal " Tá ligado" e o GEAJ




Entrevista Afonso Tiago
Secretário da juventude de Fortaleza.


1-Qual é a principal meta e o qual o trabalho que um secretário de juventude realiza?

R-
O secretário de juventude ele é o cordenador especial da cordenadoria de políticas para a juventude,é uma função de articulação entre as varias secretários municipais, para que elas compreendam a questão juvenil e poça cada uma exercer uma função voltada para o publico jovem, então o secretário de juventude tem essa tarefa de articular politicas voltadas ao público jovem e no nosso caso políticas que são definidas no espaço participativo pela própria juventude.

2-Você se usa de algum
atifício para se comunicar com os jovens?
R-O mais importante é que agente possa deixar o espaço aberto para que os jovens possam falar.
Lá em Fortaleza agente criou o concelho municipal de juventude na qual fazem parte 18 jovens que são de varias entidades juvenis, e também tem o orçamento participativo da juventude, também temos a plenária onde qualquer jovem pode participar do orçamento, assim eu tento ser apenas formal nesses encontros e deixar o tempo livre para que as pessoas possam falar porque para gente que faz o poder público temos mais é que escutar do que falar.

3-O que você acha que a juventude tem mais necessidade, em geral?

R-A juventude hoje tem 2 problemas, principais ,que são graves.
O 1(primeiro): Não existem vagas no mercado informal para toda população jovem que nos temos no pais,e que em varias cidades vários jovens vão chegar a idade adulta e não vão conseguir se encerir no mercado de trabalho formal, não vão conseguir um emprego formal de qualidade.
O 2(segundo) problema:A epidemia do uso de crack a dependência química.
Agora agente tem uma droga que ela causa um efeito diferenciado em relação a droga que a juventude normalmente consumia.
Enquanto com um uso de outras drogas agente tinha um problema mais tranquilo , agora agente tem uma droga que de fato leva as pessoas a morte e essas pessoas ficam muito vulneráveis a cometer atos de violência e de serem vítimas de atos violentos.
4-Você considera os jovens de hoje que fazem parte do movimento estudantil "alienados ou ligados"?
R-Eu acho que hoje você tem mais opções de distrair o jovem para entreterimento, você tem mais estrutura para tentar alienar o jovem, mais mesmo assim, eu acredito que a um patamar de jovens consciente dispostos transformar a realidade ainda se tem jovens como tiamos no passado então eu não diria que agente tem uma juventude alienada atualmente.
A tentativa de tentar alienar jovem é maior, e bem maior, maisa mesmo assim a juventude ainda tem como fugir disso com a alternativa de se organizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário